Resultados homologados da Segunda Etapa de Avaliação:
Todos os pesquisadores com trabalhos selecionados que forem participar das comunicações e da publicação dos anais devem se inscrever conforme instruções enviadas por email, preenchendo o Formulário de Inscrição.
Nesse formato híbrido, teremos comunicações síncronas e assíncronas, como na edição de 2020. Todas as comunicações aprovadas serão publicadas e transferidas pelo canal YouTube do Seminário POÉTICAS, ES 2022.
1 - Sessões de Comunicações Síncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará tanto com a exibição dos vídeos, quanto com a interação dos comunicadores em tempo real na sessão de comunicação ( seja esta presencial ou virtual), e, também, serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.
2- Sessões de Comunicações Assíncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará apenas pela exibição dos vídeos no canal do evento no YouTube, sendo a interação no chat do canal YouTube.
O resultado a seguir se apresenta em: 1) Sessão Síncrona e 2) Sessão Assíncrona (exibidas sequencialmente)
1- Comunicações aprovadas SÍNCRONAS
(Todos os selecionados devem preencher o formulário de inscrição)
clique aqui para acessar
1 - Sessões de Comunicações Síncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará tanto com a exibição dos vídeos, quanto com a interação dos comunicadores em tempo real na sessão de comunicação ( seja esta presencial ou virtual), e, também, serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.
Lembramos que o valor referente à cota solidária de publicação é uma para cada artigo, considerando a maior titulação entre autor/coautor, sendo esta necessária para confirmar a inscrição do(os) autor(es) e a publicação dos artigos nos anais.
COMUNICAÇÕES SÍNCRONAS |
||
Sessões de Comuicações Síncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará tanto com a exibição dos vídeos, quanto com a interação dos comunicadores em tempo real na sessão de comunicação ( seja esta presencial ou virtual), e, também, serão transmitidas ao vivo no canal do evento no YouTube.
|
||
GD |
Autores |
Título do Artigo |
GD 1 |
Anna Moraes |
Rue Anna |
GD 1 |
Fabíola Fraga Nunes ; José Cirillo |
Marian Rabello: um olhar sobre o feminino na arte pública capixaba |
GD 1 |
Francisco de Paulo D'Avila Junior ; Allan Moscon Zamperini ; Tais Chaves Prestes |
Fotoperformance e o universo digital: breve abordagem do tema |
GD 1 |
Karen Lemes Soares Santos |
A poética tradutória de Ana Cristina Cesar |
GD 1 |
Luan Daniel Coelho Soares ; Cláudia França |
192 Agulhas: Narrativas Transversais |
GD 1 |
Rafael Gonçalves Marotto ; José Cirillo |
A ressignificação do registro de paisagem presentes nos arquivos de processo de Marcus Vinicius |
GD 1 |
Tailze Melo ; Noele Karime |
Í.M.P.E.T.O: uma metodologia para processos criativos colaborativos na sala de aula digital |
GD 1 |
Telma Elita Juliano Valente |
"O barril de amontillado" em HQ: um diálogo possível entre Poe e as mídias contemporâneas |
GD 1 |
Wagner Miranda Dias |
Murilo Chevalier e o Babado Processual: um corpo/corpa em performance na rede |
GD 2 |
Ana Clara Amato Muner |
Estrutura Bruta: uma narrativa visual fotográfica sobre os símbolos de poder nas cidades |
GD 2 |
Letícia Castro Simões |
Oito movimentos sobre fabulação de si e a comunicação social |
GD 2 |
Matheus Guilherme de Oliveira ; Everton Cardoso Leite |
Para não esquecer: práticas de arquivos nas obras de Rosângela Rennó e Éder Oliveira |
GD 2 |
Wilson Renato Negrão ; Cecilia Almeida Salles |
Estudos de processos de curadoria, com ênfase em temas relacionados ao universo feminino, em ambiente online na América Latina |
GD 3 |
Ana Carolina Ribeiro Pimentel ; Julia Rocha |
Potencialidades formativas com plataformas de arte contemporânea |
GD 3 |
Ana Romãozinho |
Obra fechada - o lugar para um mundo aberto |
GD 3 |
Giovanna Galisi Paiva |
A experiência do real na cena: uma proposta de análise a partir de um deslocamento histórico |
GD 3 |
Heloísa Helena Pacheco de Sousa |
Encontros alegres na arte da performance |
GD 3 |
Herbert Baioco |
O que escuto é uma fantasia |
GD 3 |
Isabela Frade |
Resistências da arte: o que insiste em manter-se vivo |
GD 3 |
João Wesley de Souza |
Finca Tarumã - Arte na paisagem do Caparaó em sistema de autogestão |
GD 3 |
Júlia Mello |
O grotesco entre a subjetividade e a coletividade: revisitando o projeto Venus of Willendorf de Brenda Oelbaum |
GD 3 |
Lia Maurer ; Lee JuYong |
Hologramas não figurativos: janela para uma nova dimensão |
GD 4 |
Andreia Falqueto Lemos ; Sandro de Souza Novaes |
Finca Tarumã Brasil - instalações para Land Art |
GD 4 |
Clarice Dellape |
Projeto Feracidade - discutindo as imbricações urbanas através de um mapeamento coletivo |
GD 4 |
Eloiza Comério |
Obra de Arte Pública: Familiaridade e afeição |
GD 4 |
Fabíola Fraga Nunes ; Fabricio do Rosário Moreira ; José Cirillo |
Dona Dominga, para além das escadarias do poder |
GD 4 |
Gabriela Leandro Pereira ; Mariana Leandro Pereira |
Herança + O Fabuloso Inventário das Obras do Meu Avô: a cidade como legado da arte de construir |
GD 4 |
Gustavo Henrique Luz de Abreu ; Samuel José Gilbert de Jesus |
Resgate à Memória. Os Monumentos e a Cidade |
GD 4 |
Karoline Rodrigues Gomes ; Claúdia França |
Limites e fronteiras do caminhar como proposição poética: memórias, mapas e medos |
GD 4 |
Mariana Paraizo |
“Não basta colocar uma obra na rua para ela se tornar pública”: uma questão entre Arte Pública e as populações em situação de rua no Rio de Janeiro |
GD 4 |
Mariana Pimentel ; Jorge Vasconcellos |
Das escolas para as ruas: de uma ocupação de si a uma estético-política urbana |
GD 4 |
Milena dos Santos Kohler |
ReciproCIDADE: relações estimuladas pelo sincretismo em obras de arte pública |
GD 4 |
Patrícia Martins Santos Freitas |
Modernismo no Brasil: apontamentos iniciais para uma revisão do cânone a partir da arte mural |
GD 4 |
Pedro R Moreira ; André Arçari |
Marta Neves, o elã e a incompetência |
GD 4 |
Penha de Fátima da Cruz de Souza ; Cláudia França |
Dissidentes ressoantes: o graffiti em manifestações politicas |
GD 4 |
Piatan Lube |
Cidades Comestíveis: por uma estética da colaboração |
GD 4 |
Raphael de Andrade Couto |
Estudo para Cartografias: Praça Tiradentes |
GD 4 |
Rhuan Magalhães ; José Cirillo ; Marcela Belo |
O uso da tecnologia de digitalização e impressão 3D no processo de criação de modelos didáticos tridimensionais |
GD 5 |
André Arçari ; Pedro Moreira |
O filme e o filme mesmo: a expansão recursiva em que habita o Ão de Tunga |
GD 5 |
Léa Araujo ; Angela Grando |
A criação de Robert Jasper Grootveld: dos papéis as ruas |
GD 5 |
Livia Fernandes Campos ; Angela Grando |
OPAVIVARÁ!: Modos de vida na arte contemporânea |
GD 5 |
Paula Almozara |
Cadernos, livros, processos e uma proposta experimental sobre as formas de (apresent)ação |
GD 6 |
Camila dos Santos |
Entre processamentos e transduções, diferentes paisagens: poéticas sonoras do FM ao streaming, ao podcast e às paisagens físicas e digitais |
GD 6 |
Daniel Hora ; Ananda Carvalho ; Sabrina Ruela Ribeiro ; Samara Carvalho Coelho ; Thaissa Dilly |
O sistema da arte no Brasil e as exposições virtuais: um estudo sobre práticas do pré- e pós-pandemia de Covid-19 |
GD 6 |
Felipe Pessin Manzoli ; Moacyr Teixeira Garcia Neto ; Fabio Pestana Calazans |
Interações online: aprendizagem e práticas criativas de forma remota |
GD 6 |
João Victor Coser ; Claúdia França |
Six Degrees of Freedom: para uma Realidade Alterada |
GD 6 |
Karyne Berger Miertschink ; Alexana Jordão Cunha ; Daniel Hora |
Sobre a materialidade de objetos digitais: estudos de caso de propostas escultóricas digitais atreladas a NFTs |
GD 6 |
Larissa Pereira ; Daniel Hora |
A curadoria posta em jogo: o videogame Occupy White Walls em confronto com o conceito de plataforma de arte |
GD 6 |
Maith Malimpensa ; Eliane Patrícia Grandini Serrano |
O potencial estético e educativo das exposições imersivas/interativas |
GD 6 |
Pablo Menezes Nóbrega ; Daniele Cristina Oliveira |
No sentido de um pensamento: a criação sonora como amplificador visual |
GD 6 |
Tatiana Barrios Vinadé ; Rebeca Lenize Stumm |
Artista em fotoperformance por diferentes tempos |
GD 7 |
Adriane Hernandez |
Uma toalha de mesa interligando elementos pictóricos e memórias afetivas |
GD 7 |
Ana Oliveira Rovati |
O (des)aprender cotidiano: experiência artística como provocação no capitalismo de vigilância |
GD 7 |
Camila Stella Maggioni Pastori |
Estratégias criativas da ilustração em jornal: processos artísticos de Edu Oliveira |
GD 7 |
Catiuscia Bordin Dotto ; Teresinha Barachini |
Do isolamento ao deslocamento: apontamentos a partir do processo de criação |
GD 7 |
Claudete Nascimento Machado |
Vivências artísticas afro-ameríndias: experimentos e discussões decoloniais |
GD 7 |
Elaine Karla de Almeida ; Michele Dias Augusto |
Do Imaginar ao Vestir: processos e experimentações artísticas sobre o rito de passagem - casamento |
GD 7 |
Fabricio do Rosário Moreira ; Felipe Pessin Manzoli ; Fabiano Araújo Costa |
A poética de Glenn Gould na Orquestração Acústica |
GD 7 |
Flávia Braga Gonçalves |
Estar vivo e em jogo |
GD 7 |
Francine de Lima ; Reinilda Minuzzi |
Videoarte a partir de banco de dados e o processo de edição audiovisual |
GD 7 |
Francine Ferreira de Nardi Golia ; Joedy Luciana Barros Marins Bamonte |
A poética de Anni Albers e sua influência na arte têxtil contemporânea: a exposição Weaving Beyond the Bauhaus |
GD 7 |
Giovanna Borges Nogueira |
O Gesto como caminho de criação cênica: Contribuições de Michael Chekhov ao trabalho do/a ator/atriz |
GD 7 |
Ismahel Carvalho de Souza ; Fabiano Araújo Costa |
De arcadas e de grooves: breves apontamentos sobre o violinismo de Ricardo Herz em 'Odeon' |
GD 7 |
João Vitor de Paula Araújo |
Sonhos despertos. Notas sobre Poética e Onírica |
GD 7 |
Joedy Luciana Barros Marins Bamonte |
Sublimemente Frágil |
GD 7 |
Luciano Tasso ; Ana Rita Lustosa ; Stela Maris Sanmartin |
Olhos nos Olhos – O Arco Intersemiótico de Narciso nas obras de Ovídio e Vik Muniz |
GD 7 |
Luiz Leão ; Kelly Wendt |
Cicatrizes na pele da cidade: um imaginário de impressões |
GD 7 |
Marcelo de Campos Velho Birck |
Cuidado pedestre: processos híbridos de criação |
GD 7 |
Maria Regina Gorzillo |
Processo de criação: compartilhamento e reverberações entre arte e ciência |
GD 7 |
Mónica Elisa Contreras Godínez |
La presencia de la ausencia en el arte |
GD 7 |
Monique Panzenhagen ; Rebeca Stumm ; Giovana Guedes |
Artista e natureza: processos e impactos a partir do Sul do Brasil |
GD 7 |
Rosana Paste |
Saturação - Residência Resistência |
GD 7 |
Tayná Batista Lorenção ; Alexandre Siqueira de Freitas |
A importância da biografia na construção da interpretação das obras de Lycia de Biase (1910-1991) |
GD 7 |
Valdemir de Oliveira ; Reinilda De Fátima Berguenmayer Minuzzi |
En la piel: corpo, resistências, encontros e hibridações |
GD 7 |
Walmick de Holanda ; Francis Wilker |
Urso contra “MagraSS”: pistas para um processo criativo em diálogo com o Teatro Documentário e a Autoficção |
GD 7 |
Werner Miguel Struck Krüger |
Trajetos Percorridos e Objetos Encontrados |
GD 8 |
Isabel Orestes Silveira ; Marcos Rizolli |
Grito: semiose e semiótica. Um relato acerca do criar juntos |
GD 8 |
Diego Ribeiro ; Stela Maris Sanmartin |
Música Ubíqua- Ubimus: relato do professor/ estudante/atuante na Educação Básica em contato com as linguagens da arte |
GD 8 |
Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos ; Ana Julia Dotto Guaragni ; Liara de Mello Trindade |
Diálogos com a criatividade: universidade e comunidade em ação na licenciatura em Artes Visuais da UFSM |
GD 8 |
Gabriela Leite Lima ; Valéria Maria Chaves de Figueiredo ; Adriano Jabur Bittar |
Entre mu\Danças, onde nasce uma possível esperança? Preparação poética do jovem artista da dança |
GD 8 |
Gabrielle Costa Dias ; Larissa Fabricio Zanin |
As representações do feminino em jogos de vídeo games |
GD 8 |
Geisa Katiane da Silva ; Stela Maris Sanmartin |
A cidade como espaço de intervenção criativa no ensino de arte |
GD 8 |
Idayana Maria Borchardt Leite ; Alexandre Siqueira de Freitas |
A canção como espaço de confluência das artes: um relato da Pesquisa de Campo em uma escola do ensino regular |
GD 8 |
Jaci Aico Kussakawa ; Jociele Lampert |
A estética nos estudos de John Dewey como possibilidade para uma educação humanizadora para o ensino de arte no século XXI |
GD 8 |
Joedy Luciana Barros Marins Bamonte |
Cantos Vivenciados |
GD 8 |
José Carlos da Rocha |
Elementos da cor como reflexão e experiência: uma abordagem cromática entre Johannes Itten e Josef Albers |
GD 8 |
Kênia Gonçalves Pio do Carmo ; Daniele de Sá Alves |
Ensino da arte para todos os sentidos: reflexões sobre formação e inclusão |
GD 8 |
Maria Cristina Mendes ; Alexandra Aguirre |
Exposição Transposição: O exercício coletivo e a Arte/Educação |
GD 8 |
Natalia Cristina Torres Gassner ; Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi |
Eu sei desenhar? A voz e o olhar dos alunos da licenciatura em Artes Visuais sobre seus percursos de aprendizado |
GD 9 |
André Luiz Rigatti |
Mark Bradford: A política entre o Corpo e o Espaço |
GD 9 |
Caroline Alciones de Oliveira Leite |
Entre ruídos e ruínas: "Olvido" (1987-1989) de Cildo Meireles |
GD 9 |
Elisa de Souza Martinez ; Isabela Capinzaiki Silveira Martins |
Feminismo decolonial e arte contemporânea nas Américas |
GD 9 |
Jorge Vasconcellos ; C28M |
Arte Preta Contemporânea Brasileira e o Giro Minoritário nas Artes Visuais |
GD 9 |
Raquel Fernandes |
A queima, o gesto e o corpo: a performance das “gravaduras a ferro e fogo” como poética de re-criação |
(Todos os selecionados devem preencher o formulário de inscrição)
clique aqui para acessar
Sessões de Comunicações Assíncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará apenas pela exibição dos vídeos no canal do evento no YouTube.
Lembramos que o valor referente à cota solidária de publicação é uma para cada artigo, considerando a maior titulação entre autor/coautor, sendo esta necessária para confirmar a inscrição do(os) autor(es) e a publicação dos artigos nos anais.
COMUNICAÇÕES ASSÍNCRONAS |
||
Sessões de Comuicações Assíncronas são aquelas cuja a apresentação oral se dará apenas pela exibição dos vídeos no canal do evento no YouTube.
|
||
GD |
Autores |
Título do Artigo |
GD 1 |
Juliana Rodrigues Cancio ; Carla Andréa Silva Lima |
Na cena: a dança e seus intercursos |
GD 2 |
Carolina Zamperlini Santos ; David Ruiz Torres |
Bem vindas, Marias: arte e a poesia da sobrevivência. |
GD 2 |
Gabriela de Azevedo Sampaio ; Leandro Lesqueves Costalonga |
Paisagem Sonora e UBIMUS – re-imaginando espaços acústicos |
GD 2 |
Noah Mancini |
Performance, moda e cidade: um estudo sobre o coletivo Debauxe |
GD 3 |
Luis Sandes |
Marcius Galan: percepção, dúvida, ilusão, imaginação |
GD 3 |
Jovani Dala Bernardina ; João Wesley de Souza |
Para uma mediação cultural de aproximação |
GD 6 |
Lucas Guimarães Blunck Schuina ; Daniela Zanetti |
Cineclubismo e curadoria em plataformas digitais: a experiência do Festival Tela Curta Cachoeiro |
GD 6 |
Sandra Bastos ; David Ruiz Torres |
Virtualidade e Imersão: novos paradigmas nas exposições virtuais imersivas |
GD 7 |
Andre Magnago Alves ; João Wesley de Souza |
Considerações sobre um Ato Falho na impressão xilográfica |
GD 7 |
Carlos Eduardo Ferreira Paula |
Empenas: reflexões sobre o processo de criação em escultura |
GD 7 |
Celio Roberto Lima Rentroia |
Processos de criação da canção na Belle Époque carioca |
GD 7 |
Cláudia Maria França da Silva ; Narayana Teles Caetano Silva |
Experimentações decoloniais de produção e leitura de um quadrinho-baralho |
GD 7 |
Cláudia Maria França da Silva ; Samylla Oliveira Mendes |
Os Sonhos e a Construção imagética de Desenhos de memória |
GD 7 |
Danielle Rosa ; Daniele Cristina Oliveira |
Da voz falada à voz cantada - Um estudo sobre poéticas vocais, a partir da poesia para a formação da atriz- poeta-cantora |
GD 7 |
Eliane Patricia Grandini Serrano |
Devaneios da água-cor |
GD 7 |
Francisco Aurélio de Souza Pereira ; Cláudia França |
Corpo-paisagem: elaborações performáticas para um outro corpo |
GD 7 |
Greicy Kelly Teixeira dos Santos ; Cláudia França |
Percepções do desenho em um suporte ready-made |
GD 7 |
Jennifer Soares Nogueira ; Fabiano Araújo Costa |
Vôos groovêmicos do Scat singing de Flora Purim em "Conversation" |
GD 7 |
Lucila Tragtenberg |
Processos de criação em transcriação vocal |
GD 7 |
Rogério Tubias Schraiber ; Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi |
Da selfie, como meio de estar junto, ao autorretrato |
GD 8 |
Francysmeyre Rodrigues Thompson ; Stela Maris Sanmartin |
Práxis criativa da Arte Educação no ensino formal na primeira infância: protagonismo criativo |
GD 8 |
Alexandre Luiz Porto Junior ; Isabela Teles Pereira ; Maria de Fátima Serafim da Silva |
Jogo interdimensional: o process drama na sala de aula |
GD 8 |
Daniela Almeida Moreira ; Jociele Lampert |
“Uma boa mesa”: reflexões permeadas pela cozinha e o ateliê de pintura como laboratórios da formação do artista professor |
GD 8 |
Eduardo Rellyson Menezes Araújo ; Ariane Guerra |
O teatro invisível em sala de aula: em busca da potência de felicidade |
GD 8 |
Hendy Anna Oliveira ; Alexandre Siqueira de Freitas |
Relato de experiência: Intervenção pedagógica interartes com aportes em Paul Klee |
GD 8 |
Luana Cristina Gonçalves Simões ; Regilene Sarzi-Ribeiro |
Contação de Estória: uma ferramenta dialógica para o ensino da história arte |
GD 8 |
Niara Mackert Pascoal ; Maria das Vitórias Negreiros Amaral |
Criatividade e processos criativos nas aulas de Artes Visuais do “Movimento Pró Criança” |
GD 8 |
Wender Dalto ; Leandro Lesqueves Costalonga |
Ensino do instrumento de percussão bateria para alunos com surdez com apoio da UbiMus |
GD 9 |
Excelência ; Thaize Caló |
Representatividade: educação e estética no contexto infantil |
GD 9 |
Matheus Moreira Nunes ; Larissa Fabricio Zanin |
Castiel Vitorino Brasileiro: visualidades sobre gênero e raça |
GD 9 |
Mayara Simoes de Carvalho |
Curadoria Decolonial: artistas negras no Espirito Santo |
GD 9 |
Rafaela Maria Martins da Silva |
Do peito da pele e Yorùbáiano: reflexões acerca da arte como local de existências |
Obs: essas sessões serão organizadas de modo a ampliar a troca e o debate de temas aproximados, e não necessariamente por seu GD de inscrição
Hospedagem:
- www.centrodetreinamento.com.br
- Distância: 3,5 km
- Hospedagem de baixo custo
- Diária: R$ 50,00 (Cinquenta Reais) por pessoa, fornecendo roupa de cama, roupa de banho e café da manhã, em quartos triplos.A capacidade máxima para hospedagem é de até 100 (cem) pessoas.
- centrodetreinamento@aves.org.
br
- www.hotelilhadoboi.com.br
- Distância: 7,5 Km
- www.hotelminuano.com.br/hotel/
- Distância: 3 km
- www.accorhotels.com.br/formule1/ficha.aspx?h=302
- Distância: 2,7 km
- www.piervitoriahotel.com.br/bwi/promocoes.php
- Distância: 3 km
- http://www.coralinnaparthotel.com.br/index.asp
- Distância: 3,3 km
Guanaaní Hostel
- http://www.guanaanihostel.com/
- Distância: 4,2 km
Turismo
- Secretaria de Turismo de Vitória
- Secretaria de Turismo de Vila Velha
- Secretaria de Turismo de Serra
- Secretaria de Turismo de Viana
- Secretaria de Turismo de Cariacica
- Secretaria de Turismo de Guarapari
Associação das Paneleiras de Goiabeiras
A associação conserva a tradição de mais de 400 anos da feitura das panelas de barro. No caso de grupos, deve-se agendar visita por telefone.
- Endereço: R. das Paneleiras, 55 - Goiabeiras, Vitória - ES.
- Telefone: (27) 3327-0519
- Endereço: Rua Vasco Coutinho, S/Nº Bairro: Prainha Vila Velha – ES
- Telefone: (27) 33290420
Mercado Capixaba
- Endereço: Av. Princesa Isabel, 251, Centro.
- Telefone: (27) 3322-6805.
- Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 19 horas. Sábado, das 8 às 16 horas.
Mercado da Vila Rubim
- Endereço: Rua Orlando Rocha, 92, Vila Rubim.
- Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas; sábado, das 8 às 14 horas.
Feira de Artesanato da Praça dos Namorados
- Endereço: Praça dos Namorados, Praia do Canto.
- Horário de Funcionamento: sábados e domingos, das 18 às 22 horas.
Praça do Papa
- Cruz Reverente: monumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. Concebido pelo escultor grego Iannis Zavoudakis, radicado no Espírito Santo, o monumento é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a Religião Católica.
- Rosa dos Ventos: coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma esfera de inox ao centro.
Projeto Visitar: Centro Histórico de Vitória e Seus Limites
Turistas e moradores contam com visitas gratuitas ao Centro Histórico de Vitória, a segunda capital mais antiga do país. Dos monumentos que integram o Centro, sete deles são monitorados. O projeto Visitar contempla dois roteiros – “Vitória, de vila a cidade” e “De Caramurus e Peroás” -, que contam a história capixaba desde a época que era capitania aos dias de hoje, abrangendo 33 monumentos datados do século XVI ao século XX.
- Catedral Metropolitana
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário
- Convento São Francisco
- Igreja de São Gonçalo
- Theatro Carlos Gomes
- Capela Santa Luzia
Mais informações sobre o Projeto Visitar nos telefones 3235-7078 e 3235-2002, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas ou pelo e-mail projetovisitar@vitoria.es.gov.br.
Museu Solar Monjardim
- Endereço: Av. Paulino Muller, Jucutuquara.
- Horário de visitação: terça a sexta, das 10 às 16 horas.
- Telefone: (27) 3223-6609.
Museu do Rosário
- Endereço: Rua do Rosário, s/n, Centro
- Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.
- Telefone: (27) 3235-7444.
Museu de Arte do Espírito Santo (Maes)
- Endereço: avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro.
- Horários de visitação: terça a sexta, das 10 às 18h, e sábado, domingo e feriados, das 12 às 18 horas.
- Telefone: (27) 3132-8393.
Casa Porto das Artes Plásticas
- Endereço: Rua 13 de maio, 47, Centro.
- Horário de funcionamento: aberto diariamente, das 8 às 18 horas.
- Telefone: (27) 3381-6929.
Theatro Carlos Gomes
Inaugurado em 5 de janeiro de 1927, foi inspirado no Teatro Scala, de Milão, e projetado pelo arquiteto italiano André Carloni. Apresenta uma mistura de estilos em que predomina o neoclássico. A pintura atual do teto é de Homero Massena.
- Endereço: Praça Costa Pereira, Centro.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 8 às 17 horas.
- Telefone: (27) 3132-8396.
Teatro Universitário
- Endereço: Avenida Fernando Ferrari, s/n, Ufes, Campus Universitário, Goiabeiras.
- Telefone: (27) 3335-2376.
Teatro do Sesi (Espaço Cultural Rui Lima do Nascimento)
- Endereço: Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha.
- Telefone: (27) 3334-7323
Centro Cultural Sesc Glória (antigo Teatro Glória)
- Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro.
- Telefone: (27) 3223-0720.
Centro Cultural Carmélia Maria de Souza
- Endereço: Alameda Novo Império s/n, Mário Cypreste (em frente à Rodoviária de Vitória).
- Mais informações: (27) 3132-8383 (Secretaria de Cultura de Vitória).
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
- O Mundo Mágico de Escher
- Mostra com 90 obras, entre xilogravuras e litografias, do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. No Centro Cultural Sesc Glória. Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 20h e aos sábados e domingos, das 10h às 19h. Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2 (meia).
- Essência/Vitalidade
- O artista André Magnano apresenta onde obras em linóleo e duas litogravuras que relatam a essência de indivíduos e suas vidas pessoais. No Museu Histórico da Ilha das Caeiras (Museu do Pescador). Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caeiras, Vitória. Visitação: de terça a sexta das 9h às 17h, e aos sábado, domingos e feriados, das 12h às 16h. Entrada gratuita.
- Corpora
- A exposição “Corpora” da artista Mariana Reis apresenta um conjunto de trabalhos que problematiza a relação e os cruzamentos entre a ciência e a arte contemporânea. Distintos saberes são aglutinados na construção de um museu imaginário que abriga uma pesquisa sobre uma espécie gerada através da recombinação de partes de vários animais que promoveriam a criação de um novo ser. A mostra é envolta por um hipotético estudo científico que se propõe a nomear e a identificar a nova criatura. Galeria Homero Massena: Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória. Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 9h às 18h – sábado das 13h às 18h. Entrada Gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário